Efeitos de Diferentes Classes de Anti-Hipertensivos em Adultos Jovens e Idosos

Blood Pressure Lowering Treatment Trialists’ Collaboration

BMJ 2008;336:1121-1123

 

OBJETIVOS: Comparar diferentes classes de anti-hipertensivos entre adultos jovens e idosos quanto à redução de eventos cardiovasculares.

DESENHO: Metanálise de 31 ensaios clínicos randomizados com no mínimo 1000 paciente-ano publicados entre 1995 e 2006. A análise foi realizada a partir de dados pré-estabelecidos fornecidos diretamente pelos autores de cada estudo.

AMBIENTE: Não descrito; supostamente ambulatorial na maioria dos estudos.

PARTICIPANTES: 190.606 pacientes que para análise foram divididos em < 65 anos (96.466) ou ³ 65 anos (94.140). A idade média do primeiro grupo foi 57 anos e do segundo grupo 72 anos.

INTERVENÇÃO: Os estudos selecionados compararam anti-hipertensivo versus placebo ou diferentes classes de anti-hipertensivos entre si.

DESFECHOS: O desfecho primário foi composto pelo número total de eventos cardiovasculares maiores (AVC, IAM e IC).

RESULTADOS: Para o desfecho primário, nos estudos que compararam tratamento com placebo, não foi observada diferença de redução de risco relativo entre os grupos classificados por idade. Em estudos que compararam diferentes classes de anti-hipertensivos não foi observada diferença de redução de risco relativo entre as diferentes faixas etárias. Análise utilizando idade como variável contínua e meta-regressão para avaliar redução de risco segundo unidades de pressão arterial diminuída também não revelaram diferença.

CONCLUSÕES: A redução de risco relativo conferida pelo uso de anti-hipertensivos não é menor em idosos quando comparada a adultos jovens. O maior risco absoluto de eventos cardiovasculares entre os idosos favorece o argumento de que idosos obtém maior benefício do tratamento. Ao contrário do que sugerem alguns autores, não há evidência de que determinada classe proporcione maior redução de eventos cardiovasculares em idosos. A escolha da droga deve ser baseada na avaliação de custos e tolerabilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: