Intervenções para Retardar a Institucionalização de Pacientes com Demência

Spijker A e cols – Radboud University, Nijmegen, Holanda

JAGS 2008;56:1116-1128

 

OBJETIVO: Avaliar a efetividade de intervenções não farmacológicas para retardar a institucionalização de pacientes com demência.

DESENHO: Revisão sistemática com metanálise de 13 estudos controlados.

AMBIENTE: A intervenção foi realizada em regime ambulatorial em 5 estudos, no domicílio em 4 estudos e durante internação hospitalar em 2 estudos. Os trabalhos foram conduzidos predominantemente na Europa (n=6) e EUA (n=4).

PARTICIPANTES: Os pacientes (n=9.043) viviam em comunidade e os cuidadores geralmente eram mulheres que realizavam a função informalmente.

INTERVENÇÃO: As intervenções em geral consistem de múltiplos componentes de suporte para o cuidador informal, com objetivo de prepará-lo técnica e emocionalmente para lidar com os principais problemas encontrados nesse contexto. O atendimento em geral é intensivo e ajustado para as necessidades de cada binômio paciente/cuidador.

DESFECHOS: Razão de probabilidade de institucionalização no período do estudo e tempo médio até institucionalização.

RESULTADOS: Pacientes no grupo intervenção tiveram probabilidade menor de institucionalização, com OR = 0,66 (IC95% 0,43-0,99). Selecionando apenas estudos com boa qualidade metodológica (n=6), o benefício da intervenção mantém significância estatística, com OR=0,60 (IC95% 0,43-0,85). O retardo na institucionalização no grupo submetido à intervenção foi estimado em 4,9 meses (p=0,04). Como características comuns das intervenções de maior benefício, destacam-se a valorização do envolvimento ativo dos participantes e a possibilidade de escolha entre diversas intervenções propostas.

CONCLUSÕES: Intervenções intensivas de suporte ao cuidador do paciente com demência diminuem a chance de institucionalização e promovem aumento do tempo de vida em comunidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: