Prescrição Apropriada para Pacientes com Demência Grave

Holmes HM e cols – PEACE Program – University of Chicago

J Am Geriatr Soc 2008 (online early)

 

OBJETIVOS: Desenvolver recomendações de prescrição para pacientes com demência grave e avaliar o uso de medicações inapropriadas nessa população.

DESENHO: As recomendações foram desenvolvidas por metodologia Delphy em três etapas. Cada participante é convidado a tomar decisões de forma cega para os outros. Na próxima etapa os resultados anteriores são expostos e é oferecida oportunidade de rever as decisões, no sentido de promover convergência de opiniões. Os dados de prescrição foram obtidos através de revisão de prontuário.

AMBIENTE: Três instituições de longa permanência.

PARTICIPANTES: Doze geriatras do corpo docente da Universidade de Chicago participaram do desenvolvimento do consenso. Trinta e quatro pacientes institucionalizados com demência grave (FAST ≥ 6E) e idade média de 83,8 anos tiveram suas prescrições avaliadas.

MEDIDAS: As medicações foram classificadas em quatro categorias: (1) nunca apropriadas, (2) raramente apropriadas, (3) apropriadas em algumas situações, (4) sempre apropriadas. A prescrição de 34 pacientes foi avaliada para classificação nessas categorias.

RESULTADOS: Consenso de classificação foi alcançado para 69 de 81 drogas. Entre as medicações nunca ou raramente apropriadas estão os hipolipemiantes, quimioterápicos citotóxicos, digoxina, antiarrítmicos, varfarina, heparina e bisfosfonados. Os pacientes avaliados usavam em média 6,5 drogas e 29% deles tomavam medicações nunca apropriadas para paciente com demência grave.

CONCLUSÕES: A polifarmácia e o uso de drogas desnecessárias nos pacientes com demência grave possivelmente resultam da ausência de diretrizes específicas para esse contexto. Esse estudo indica que o desenvolvimento de recomendações consensuais seria possível para a maioria das drogas avaliadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: